Quais as projeções dos meios de pagamentos no Brasil?
Publicado por Joubert em
Quais as projeções dos meios de pagamento no Brasil?
Os avanços tecnológicos não param, e com isso, vem afetando até mesmo os meios de pagamento. O tradicional dinheiro em espécie, deu lugar aos cartões, e agora utiliza o PIX.
Mesmo que o dinheiro seja a grande preferência, é válido lembrar que em breve, ele pode não existir mais, contudo, uma pesquisa realizada pelo Banco Central, mostrou que R$40 bilhões em dinheiro em espécie deixaram de circular entre os meses de janeiro e outubro de 2021.
Para 2022 e próximos anos, podemos esperar ainda menos circulação de valores em espécie. Para te ajudar, preparamos este artigo com algumas das projeções dos meios de pagamentos no Brasil.
Continue a leitura!
Quais as inovações do mercado financeiro
O mercado financeiro exige atualizações para que não fique para trás. As novas tecnologias e atualizações da legislação surgem a todo momento. Então, se algo muda o comportamento das pessoas, certamente vai interferir diretamente nos sistemas e processo, proporcionando, dessa forma, as tendências do mercado financeiro.
As principais são:
- Inteligência artificial;
- Open banking;
- Fintechs;
- Pagamento instantâneo;
- Mobile payments;
- Servidores de armazenamento em nuvem;
- Tecnologia de segurança da informação.
Tipos de meios de pagamentos no Brasil
Os meios de pagamentos são as diferentes maneiras com que os clientes podem pagar pelos produtos ou serviços. O método mais comum é o dinheiro físico, porém já existem mais de 200 maneiras diferentes de realizar um pagamento.
Se a sua empresa não utiliza nenhum método de pagamento, é hora de avaliar as maneiras e escolher a que mais se encaixe com as suas necessidades. Separamos uma lista com os principais meios de pagamentos.
Veja:
- Pix: possibilidade de pagar e receber de maneira instantânea;
- QR Code: código escaneável por dispositivo móvel;
- Boleto: forma de realizar o pagamento em qualquer local, seja ele físico ou online;
- Cartão de débito ou crédito: a forma mais querida dos consumidores, faz com que o dinheiro esteja em mãos porém em um cartão;
- Débito automático: a conta é programada para ser lançada o valor do pagamento no dia escolhido;
- Transferência: forma de mandar dinheiro para bancos distintos ou da mesma bandeira;
- Cheques: ordem de pagamento emitida em nome de terceiros para ser descontado em instituição bancária;
- Links de pagamento: forma de conectar o cliente ao método de pagamento da sua preferência.
Tendências dos meios de pagamentos no Brasil
Modernizar os pagamentos é fazer com que as jornadas de compra sejam concluídas com os melhores meios de pagamentos. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, esperando sempre por novas experiências de compra e por negócios transparentes.
Se você ainda tem dúvidas sobre quais as tendências dos meios de pagamentos no Brasil, veja a seguir as mais esperadas.
#1 Carteira Digital
É um app ou serviço responsável por armazenar dados de cartões de crédito de débito, em alguns casos, dinheiro. Para realizar essas transações em lojas físicas e virtuais, basta utilizar o celular, relógio inteligente ou qualquer outro dispositivo digital.
#2 Biometria
Essa tecnologia permite que o cliente realize o pagamento das suas compras, sem que precise utilizar cartão de crédito, débito ou dinheiro. Essa solução limita o uso para características, como digital e íris.
#3 mPOS
mPOS, também conhecido como Mobile Point of Sale, é um ponto de venda para dispositivos móveis. Para registrar e receber suas vendas, é preciso instalar um aplicativo com a função processar pagamentos. O aparelho precisa estar conectado a uma rede de dados.
#4 Near Field Communication (NFC)
Pagamentos ou serviços via NFC, acontece de maneira simples, onde o vendedor inicia a solicitação de pagamento no próprio aparelho com tecnologia NFC. Isso seja via celular ou maquininha de cartão. O nome do produto e valor a ser pago, aparecerá na tela do aparelho.
#5 Bitcoins
O bitcoin passou de ser uma opção de investimento para uma moeda de transação comercial e até mesmo pagamentos de salários. A possibilidade de receber remuneração pelas criptomoedas já é realizada nos EUA, ou seja, aqui no Brasil, as pessoas podem automatizar as vendas, através de meios legais.
#6 Cashless
Cashless vem do inglês sem dinheiro! que nada mais é do que uma tecnologia que tem como objetivo facilitar o pagamento dos consumidores em vários estabelecimentos, gerando assim, uma experiência rápida e ágil.
#7 QR Code
A leitura dos códigos QR é feita na hora e de forma bem simples. Basta que o cliente aponte a câmera do celular para escancear o código que aparece no visor, e assim realizar o pagamento.
O que achou sobre as muitas formas de pagamento? Pudemos perceber que a tecnologia veio para ficar e revolucionar o mundo cada vez mais.
Se você trabalha com pagamentos, é bom se atentar e seguir as tendências do mercado.
Para mais assuntos como esse, conheça o PontoCob. E saiba tudo sobre o mundo das cobranças!
Redatora: Paula Moraes
3 comentários
Twicsy · 14 de dezembro de 2022 às 16:49
Belo post, compartilhei com meus amigos.
Joubert · 14 de dezembro de 2022 às 16:59
Show Johnathan, obrigado por nos acompanhar. Estamos a disposição. Logo sairá um novo post.
Antonio Carlos Bellio · 28 de janeiro de 2023 às 21:33
Informações muito relevantes e oportunas para o pessoal do setor financeiro das empresas