Quais as projeções dos meios de pagamentos no Brasil?

Publicado por Joubert em

Quais as projeções dos meios de pagamento no Brasil?

Os avanços tecnológicos não param, e com isso, vem afetando até mesmo os meios de pagamento. O tradicional dinheiro em espécie, deu lugar aos cartões, e agora utiliza o PIX.

Mesmo que o dinheiro seja a grande preferência, é válido lembrar que em breve, ele pode não existir mais, contudo, uma pesquisa realizada pelo Banco Central, mostrou que R$40 bilhões em dinheiro em espécie deixaram de circular entre os meses de janeiro e outubro de 2021.

Para 2022 e próximos anos, podemos esperar ainda menos circulação de valores em espécie. Para te ajudar, preparamos este artigo com algumas das projeções dos meios de pagamentos no Brasil. 

Continue a leitura!

Quais as inovações do mercado financeiro

O mercado financeiro exige atualizações para que não fique para trás.  As novas tecnologias e atualizações da legislação surgem a todo momento. Então, se algo muda o comportamento das pessoas, certamente vai interferir diretamente nos sistemas e processo, proporcionando, dessa forma, as tendências do mercado financeiro. 

As principais são:

  • Inteligência artificial;
  • Open banking;
  • Fintechs;
  • Pagamento instantâneo;
  • Mobile payments;
  • Servidores de armazenamento em nuvem;
  • Tecnologia de segurança da informação.

Tipos de meios de pagamentos no Brasil

Os meios de pagamentos são as diferentes maneiras com que os clientes podem pagar pelos produtos ou serviços. O método mais comum é o dinheiro físico, porém já existem mais de 200 maneiras diferentes de realizar um pagamento.

Se a sua empresa não utiliza nenhum método de pagamento, é hora de avaliar as maneiras e escolher a que mais se encaixe com as suas necessidades. Separamos uma lista com os principais meios de pagamentos. 

Veja:

  • Pix: possibilidade de pagar e receber de maneira instantânea;
  • QR Code: código escaneável por dispositivo móvel;
  • Boleto: forma de realizar o pagamento em qualquer local, seja ele físico ou online;
  • Cartão de débito ou crédito: a forma mais querida dos consumidores, faz com que o dinheiro esteja em mãos porém em um cartão;
  • Débito automático: a conta é programada para ser lançada o valor do pagamento no dia escolhido;
  • Transferência: forma de mandar dinheiro para bancos distintos ou da mesma bandeira;
  • Cheques: ordem de pagamento emitida em nome de terceiros para ser descontado em instituição bancária;
  • Links de pagamento: forma de conectar o cliente ao método de pagamento da sua preferência.

Tendências dos meios de pagamentos no Brasil

Modernizar os pagamentos é fazer com que as jornadas de compra sejam concluídas com os melhores meios de pagamentos. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, esperando sempre por novas experiências de compra e por negócios transparentes.

Se você ainda tem dúvidas sobre quais as tendências dos meios de pagamentos no Brasil, veja a seguir as mais esperadas.

#1 Carteira Digital

É um app ou serviço responsável por armazenar dados de cartões de crédito de débito, em  alguns casos, dinheiro.  Para realizar essas transações em lojas físicas e virtuais, basta utilizar o celular, relógio inteligente ou qualquer outro dispositivo digital.

#2 Biometria

Essa tecnologia permite que o cliente realize o pagamento das suas compras, sem que precise utilizar cartão de crédito, débito ou dinheiro. Essa solução limita o uso para características, como digital e íris.

#3 mPOS

mPOS, também conhecido como Mobile Point of Sale, é um ponto de venda para dispositivos móveis. Para registrar e receber suas vendas, é preciso instalar um aplicativo com a função processar pagamentos. O aparelho precisa estar conectado a uma rede de dados.

#4 Near Field Communication (NFC)

Pagamentos ou serviços via NFC, acontece de maneira simples, onde o vendedor inicia a solicitação de pagamento no próprio aparelho com tecnologia NFC. Isso seja via celular ou maquininha de cartão.  O nome do produto e valor a ser pago, aparecerá na tela do aparelho.

#5 Bitcoins

O bitcoin passou de ser uma opção de investimento para uma moeda de transação comercial e até mesmo pagamentos de salários. A possibilidade de receber remuneração pelas criptomoedas já é realizada nos EUA, ou seja, aqui no Brasil, as pessoas podem automatizar as vendas, através de meios legais.

#6 Cashless 

Cashless vem do inglês sem dinheiro! que nada mais é do que uma tecnologia que tem como objetivo facilitar o pagamento dos consumidores em vários estabelecimentos, gerando assim, uma experiência rápida e ágil.

#7 QR Code

A leitura dos códigos QR é feita na hora e de forma bem simples. Basta que o cliente aponte a câmera do celular para escancear o código que aparece no visor, e assim realizar o pagamento.

O que achou sobre as muitas formas de pagamento? Pudemos perceber que a tecnologia veio para ficar e revolucionar o mundo cada vez mais. 

Se você trabalha com pagamentos, é bom se atentar e seguir as tendências do mercado.

Para mais assuntos como esse, conheça o PontoCob. E saiba tudo sobre o mundo das cobranças!

Redatora: Paula Moraes

Categorias: Negócios

3 comentários

Twicsy · 14 de dezembro de 2022 às 16:49

Belo post, compartilhei com meus amigos.

    Joubert · 14 de dezembro de 2022 às 16:59

    Show Johnathan, obrigado por nos acompanhar. Estamos a disposição. Logo sairá um novo post.

Antonio Carlos Bellio · 28 de janeiro de 2023 às 21:33

Informações muito relevantes e oportunas para o pessoal do setor financeiro das empresas

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *