PIX no e-commerce: os brasileiros têm usado essa forma de pagamento?

Publicado por Joubert em

Não é surpresa que o PIX mudou a forma de realizar pagamentos em todo o Brasil.

A possibilidade de realizar transferências instantâneas em qualquer horário e dia simplesmente transformou as transações comerciais como um todo.

A Zetta, em parceria com o Datafolha realizou uma pesquisa onde mais de 81% dos entrevistados afirmaram utilizar o PIX como método de pagamento. 

Por sua vez, o PIX no e-commerce também apresenta diversas vantagens, tanto para vendedores quanto para clientes. 

E que tal entender melhor essas vantagens do método de pagamento, especialmente no e-commerce? 


Acompanhe este artigo e saiba onde começa o sucesso da cobrança!

Uso de PIX como meio de pagamento por e-commerces

Não é surpresa que o PIX conquistou uma grande parcela da população.

Ainda assim, engana-se quem acredita que as transferências são realizadas somente em pagamentos convencionais. 

Nos meios digitais, especialmente nos e-commerces, o método ganhou muito espaço e apresenta um crescimento constante no país.

Em especial para os pagamentos de lojas virtuais, a preferência pelo PIX é evidente. E esse recurso auxilia no aumento das vendas do seu negócio online. 

Uso de PIX para compras pelos usuários

Uma pesquisa realizada pela Spin Pay indicou que algumas lojas chegaram a ter cerca de 80% de seus pagamentos realizados via PIX.

Além disso, a média de crescimento deste método chega a 50% ao mês entre todos os usuários.

Não se pode negar que o PIX no e-commerce garante maior comodidade aos  compradores, e com a possibilidade de receber pagamentos em qualquer dia ou horário, as plataformas de e-commerce também não ficaram para trás. 

Uso de PIX por usuários com smartphones

Para quem já realiza vendas para dispositivos móveis, as notícias boas não param por aí.

O Panorama Moblile Time, em uma pesquisa concluiu que 73% dos brasileiros utilizam smartphones já adotaram o PIX como meio de pagamento.

A popularidade maior, segundo a pesquisa, está em nas classes mais altas, como A e B, onde a adoção do método chega a 81% dos usuários. As classes C, D e E não ficam de fora, apresentando uma usabilidade de 71%, também muito alta.

Consequentemente, as plataformas que já recebem estas transações podem aumentar significativamente seus ganhos. 

Brasileiros optam por usar PIX

Com mais de 300 milhões de chaves PIX registradas pelo Banco Central, não há dúvidas de que o PIX no e-commerce será uma realidade cada vez mais concreta. 

Entre os brasileiros, ainda, existe uma intenção de utilização do PIX como principal método de pagamento em 70% da população.

Trata-se de mais um dado do Datafolha, que confirma a popularidade do PIX entre toda a população.

As pessoas jurídicas que utilizam esse método, em comparação às físicas, somam apenas 4,1%, por outro lado. 

A estatística sugere que as empresas ainda têm muito a explorar, já que o método possibilita registros mais precisos de indicadores financeiros, por exemplo. 

O PIX também representa menos gastos às organizações, já que inclui taxas muito menores que transações como TED e DOC.

PIX é o 2º meio de pagamento à vista mais usado pelos brasileiros

No Brasil, o PIX já superou pagamentos por transferências como TED e DOC, e perde para o dinheiro físico, mas apenas em 1%. 

E isso indica que é hora de acertar as contas.

O método já é utilizado por 70% dos brasileiros em contas à vista, enquanto as notas físicas por 71%.

Em contrapartida, o cartão de débito é utilizado atualmente por 66% dos indivíduos, e, por último, o de crédito por 57%. 

Os dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas deixam claro, portanto, que o PIX já é o segundo meio de pagamento mais popular do Brasil.

Vantagens de e-commerces adotarem o PIX

Tendo em vista a ampla população que utiliza esse meio em seus pagamentos, o PIX no e-commerce já se torna obrigatório, inclusive como meio para fidelizar clientes.

Ainda assim, se engana quem acredita que as vantagens param por aí. 

Além de adotar um meio com o qual os brasileiros já estão acostumados, o e-commerce que inclui pagamentos por PIX encontra as seguintes vantagens:

  • Recebimento instantâneo do pagamento;
  • Menores taxas que outros meios;
  • Melhoria ao mensurar faturamento, já que não há espera para que o dinheiro seja recebido;
  • Maior facilidade para a aplicação de OKR, já que medir os recebimentos é mais simples;
  • Controle de pagamentos mais desenvolvido;
  • Entre outras.

Não é à toa que diversas organizações já se adaptaram a essa nova tendência do consumidor e promovem pagamentos PIX. 

Conclusão

Como representa vantagens para as transações, o PIX foi adotado por uma parcela muito grande da população.

As plataformas de e-commerce, por sua vez, também podem explorar esse método de pagamento e garantir melhores resultados.

Com um maior controle financeiro, mais flexibilidade nos recebimentos e custos menores, o PIX no e-commerce só cresce, e a expectativa é que isso seja cada vez mais notável. 

Por isso, inserir o PIX como um meio de pagamento inovador e menos burocrático é um dos passos mais importantes para os modelos de negócios que surgem. 

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Veja também: Fim do boleto está chegando… Será?

Redatora: Paula Moraes – redatora freelance


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