5 tecnologias que auxiliam a gestão de cobrança

Publicado por Joubert em

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5 tecnologias que auxiliam na gestão da cobrança

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Clientes inadimplentes é um um problema que afeta diretamente muitas empresas. Para que esta questão não saia do controle, o ideal é apostar em um sistema de gestão de cobrança automatizado.

No entanto, com esse sistema, torna-se possível cobrar aqueles que não cumprem as datas, sem causar maiores dores de cabeça e desfalque no seu financeiro. A ideia é ter uma gestão controlada, auxiliando a diminuir problemas que podem prejudicar a saúde financeira da sua empresa.

Se a saúde de sua empresa já está sendo afetada pela inadimplência, vamos conversar agora. Entre em contato conosco para podermos lhe ajudar.

Para entendermos melhor sobre como a tecnologia pode lhe ajudar, continue a leitura e entenda o porque de automatizar a sua gestão de cobrança.

Boa leitura!

Como inovar o setor de cobrança da sua empresa

O setor de cobrança é um dos mais importantes de todas as empresas, afinal, é esse departamento que permite a recuperação dos clientes inadimplentes.

Entretanto, com a pandemia, muitos profissionais perderam seus postos de trabalho, aumentando o número de pessoas devedoras. 

Isso faz com que o setor precise estar pronto para promover ações inteligentes e aquecer as finanças. 

Veja a seguir 5 dicas para inovar o seu setor de cobrança:

  • Aposte em novas tecnologias;
  • Realize treinamentos de capacitação para a sua equipe;
  • Reavalie o processo de atendimento;
  • Desenvolva análises inteligentes;
  • Invista em automação de crédito.

Gestão de cobrança e inadimplência

Infelizmente, a inadimplência vem apresentando crescimento nos últimos anos. O que faz com que empresas passem pelo mesmo problema, uma vez que não estão recebendo os pagamento em dia.

Contudo, não receber acaba criando problemas e riscos para o seu capital de giro e operação. Então, fazer um controle correto de inadimplência é mais do que necessário para que o seu financeiro não seja comprometido.

Gestão de cobrança e auxilio ao funcionário

Toda e qualquer empresa que realiza as  próprias cobranças, precisa aderir a uma gestão de cobrança. Uma forma de gerenciar dificuldades da melhor maneira, sem espantar os clientes na hora de recuperar o crédito.

Por esse motivo, muitos preferem terceirizar essas atividades ou destinar a um funcionário de confiança. Assim evita riscos de arcar com tarefas que fogem do foco da sua empresa. 

A questão é que, manter um setor exclusivo para cobrança é complexo, porém necessário.

5 tecnologias para auxiliar a gestão de cobrança

Custos de operações focadas para a cobrança, podem ser altos e várias empresas passam a função de cobrar os inadimplentes para profissionais do time administrativo e financeiro. 

Isso porque muitas empresas veem a cobrança como uma perda e não utilizam das tecnologias que auxiliam a gestão de cobrança.

Para te ajudar com isso conheça 5 dessas tecnologias, e como elas vão ajudar na recuperação do crédito de maneira eficaz e o melhor, com custos reduzidos.

Além também de implementar a régua de cobrança

#1 Cobradoras virtuais

Essa ferramenta tem autonomia para negociar as dívidas dos seus clientes de forma autônoma, oferecendo diversas formas de pagamento, o que consequentemente aumenta as chances de uma negociação efetiva.

Se adaptar à realidade digital, promove menores custos nas operações, afinal, os custos de central de cobrança ou operadoras são excluídos.

#2 CallBack

Trata-se de uma rotina passada como parâmetro para outros métodos. Sua função é completar rotinas ou ações. 

É uma função ou URL executado quando algum evento acontece ou depois que algum código atinge o estado desejado. A vantagem do callback fica por conta do computador que realiza outros processos enquanto a resposta não chega, eliminando a necessidade de parar tudo e esperar uma resposta.

#3 Unidade de Resposta Audível (URA) 

O URA é um tipo de atendente eletrônica, que identifica dígitos e voz, reagindo com base nas informações, como por exemplo, na base de cadastros para a cobrança.

O equipamento é muito utilizado para call center, retirando dúvidas e fornecendo informações sem a necessidade de um atendente.

Na contabilidade pode servir como uma central para os devedores solicitarem valores e até mesmo número de código de barras para pagamento do boleto.

#4 Ferramentas de análise de créditos

Ferramentas para análises de crédito como o SCPC Boa Vista e Serasa Experian, auxiliam na hora de entender o perfil do devedor avaliando se ele tem inadimplências com outras empresas.

Essas ferramentas podem ser integradas ao seu banco de dados, junto com a inteligência de mercado

#5 Chatbots

Um software que mantém uma conversa como usuário humano de forma natural e humana, através de aplicativos de mensagens, sites e até outras plataformas digitais. 

O foco é justamente interagir com as pessoas para passar a impressão de não estarem falando com máquinas.

Uma coisa é certa, a tecnologia de cobrança pode contribuir para o sucesso da sua empresa. 

Cobrar é uma missão complexa e toda ajuda se torna fundamental.

Investir em boas ferramentas é uma decisão inteligente e melhora os resultados. 

Se quer saber mais sobre o assunto, acesse o PontoCob, e descubra tudo sobre cobrança!

Redatora: Paula Freire


2 comentários

MONIQUE · 18 de junho de 2022 às 11:33

LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL TEÓRICO NORTEADOR E DA METODOLOGIA A SER UTILIZADA
motivo que qual devo contratar maus uma pessoa para setor de cobranaç?

    Joubert · 20 de junho de 2022 às 09:16

    Olá Monique. Dispomos de um material interessante aqui mesmo nesse blog que pode lhe ajudar. Primeiro trata-se do Fantasma da Inadimplência. Ali há um destaque importante sobre um gráfico bem interessante, o Aging-List. Outro material que sugiro dar uma olhadinha é no que fala da régua de cobrança. Bem se ainda precisar de algum apoio pode solicitar um contato pra gente agendar um bate-papo. Obrigado pela sua iteração em nosso site.

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