Régua de Cobrança Ajustável

Publicado por Joubert em

Régua de Cobrança

Régua de Cobrança Ajustável

Talvez uma das etapas mais difíceis da cobrança é definir uma régua de cobrança ajustável que irá atender e gerar efetividade, aliás, se você não tem uma régua de cobrança na sua empresa para lhe ajudar, então o problema ainda é maior.

Nesse post eu quero destacar alguns pontos interessantes que poderão lhe nortear ao desenvolver a sua própria régua.

Mas quando inicia e termina o meu processo de cobrança?

Desde o  lembrete do vencimento até a liquidação do documento de cobrança. No entanto, entre estes dois limites, existem duas classificações do seu cliente as quais destaco abaixo:

  • Adimplente: quando o cliente está com as contas em dia ou o prazo de vencimento não expirou
  • Inadimplente: quando o cliente está com as contas atrasadas, ou seja, o vencimento já expirou

Bem, enquanto o seu cliente está adimplente não é um perigo ok? Não é verdade, minha teoria é que este possível cliente pode se tornar um inadimplente e não sabemos o comportamento dele, então sugiro que seja dado uma certa atenção nos lembretes de vencimento, mantendo o contato com o seu cliente, e já de alguma forma ter os dados do seu cliente atualizados.

O que interessa pra você, o seu comportamento com relação a classificação do cliente ou o comportamento do seu cliente com relação a sua dívida? Esse é o dilema, então dificilmente se acha uma solução perfeita, em algum momento você precisará ter ações mais brandas e em outros mais enérgicas, o que realmente importa é que você coloque sua régua de cobrança em prática e então vai ajustando conforme vai conhecendo seu próprio mercado.

Vamos separar em faixas/etapas então tudo o que já falamos, e colocar logo em prática. Abaixo um exemplo clássico:

 

Régua de Cobrança

Lembrete de Vencimento (15 dias antes do vencimento)

Pode ser usado um envio de SMS ou e-mail preventivo. Quando for usar um SMS a mensagem é uma mensagem amigável e só lembrando que existem títulos que vão vencer em x dias. Se usado e-mail, a composição do e-mail pode incluir os boletos e a lista de títulos que irão vencer.

Primeiro Contato (1 a 30 dias de atraso)

Estatisticamente, esse período é o de maior sucesso na cobrança, desta forma é interessante ter ações curtas de formato brando. Não é o momento de você criar um problema com o seu cliente. Sugerimos enviar um e-mail ou SMS, e neste interim fazer uma ligação ou outra pra poder entender um pouco melhor a situação, pode ocorrer de que o problema esteja contigo. Identifique a causa e ofereça a solução.

Chamada para a Negociação (31 a 45 dias de atraso)

Neste momento vale a pena conversar com o seu cliente e oferecer alguma forma de aceitar a pendência, ninguém quer prejudicar ninguém e sim resolver o impasse. Usar palavras de importância com o caso, retomar as atividades e assim por diante. Capture datas previstas para pagamento, parcele a dívida, ofereça outros meios de pagamento. Este é o momento certo para evitar maiores prejuízos.

Negativação (46 a 60 dias de atraso)

Não é bacana chegar a esse ponto, então tente ainda informar o seu cliente que ele está indicado para negativação nos órgãos de proteção ao crédito. Isso gera uma dor de cabeça enorme, peça pra ele entrar em contato ou marque uma agenda com ele. Interessante gerar uma URA interativa para capturar do seu cliente que ele realmente não quer ter essa dor de cabeça e que algo possa ser feito ainda antes da negativação. Se você identificar que não houve importância por parte dele, chegou a hora de negativar.

Jurídico (61+)

O contrato deve ser executado. Envolva uma assessoria jurídica para que sejam tomadas as medidas necessárias do contrato. Chame-o para uma audiência e tente acertar o quanto antes.

Outras ações podem ser realizadas, podem ser amenizadas como o próprio registro de perdas dedutíveis afim de abater de impostos, mas esta não é uma solução.

Um ponto importante e quero destacar aqui com uma certa entonação, é de que EVITE FAZER ACORDO DO ACORDO. Se necessário fazer uma nova negociação, faça um contrato de confissão de dívida, e que este seja protocolado junto a cartórios para que se necessário o mesmo seja executado.

Não é tão bom lidar com estas etapas, mas lembre-se, ações intermitentes nos primeiros períodos geram maiores resultados.

Esta simples régua de cobrança que aqui apresentei, são ações que devem ser automatizadas conforme o número de clientes, isto para que não escape nenhum sem ser notificado. Quanto mais cedo você agir, as chances sempre serão maiores. Não isente juros ou multa por falta de pagamento, negocie-os.

Se você não possui uma ferramenta que lhe ajude a configurar todo esse processo e automatizar para ganhar tempo e dinheiro, fale conosco que podemos te ajudar.

Categorias: Negócios

1 comentário

5 tecnologias que auxiliam a gestão de cobrança – PontoCob – Sistema de Cobrança · 25 de fevereiro de 2022 às 20:53

[…] Além também de implementar a régua de cobrança.  […]

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