Concessão de crédito
Publicado por Joubert em
Concessão de Crédito
A concessão de crédito é uma alternativa buscada por empresas para conseguir um capital a mais. Para obter esse crédito, a companhia passa por uma análise rigorosa.
Em geral, aqueles negócios que precisam de mais investimento ou que estão enfrentando uma crise financeira, são os que mais buscam pela concessão de crédito.
Vale lembrar que a concessão de crédito é liberada para pessoas físicas e jurídicas, sob a análise que vai além de um “nome sujo”.
São analisados aspectos, como a possibilidade da pessoa não ter como pagar futuramente e até mesmo a quantidade solicitada.
Para saber mais sobre a concessão de crédito por empresas, acompanhe o artigo!
Por que as empresas fazem a concessão de crédito?
As empresas buscam a concessão de crédito por diversos motivos. Para companhias que estão em constante crescimento, esse empréstimo pode servir para investimentos em novos negócios.
Já aquelas empresas que estão em situações de crise financeira, o crédito pode ser uma alternativa para segurar as pontas e até mesmo criar outras alternativas para reviver o negócio.
De qualquer forma, a nossa dica é que o empreendedor analise bastante a sua necessidade de entrar com um pedido de concessão de crédito.
Quais fatores influenciam na concessão de crédito?
Algumas companhias realizam o trabalho de coletar informações sobre consumidores e passar esses dados para instituições financeiras, como o Serasa. Devido a esse motivo, alguns bancos realizam a análise de crédito de acordo com as métricas disponibilizadas por essas empresas.
Uma métrica bastante conhecida é o Score, no entanto, esse não é o único fator que influencia na concessão de crédito.
Para pessoas físicas, são analisadas as seguintes informações:
- Se o nome está negativado;
- Se a pessoa paga as contas em dia;
- Quanto a pessoa recebe mensalmente;
- Quanto tempo a pessoa trabalha.
As pessoas jurídicas, por outro lado, são analisadas de outra maneira. Em geral, os bancos procuram saber os balanços patrimoniais, o fluxo de caixa, o porte da empresa, o perfil dos sócios e outros.
Esses dados ajudam a instituição financeira a entender como anda a situação daquela empresa, bem como se ela possui condições de realizar o pagamento desse crédito.
Veja também: Quais as projeções dos meios de pagamento no Brasil?
Como as empresas fazem análise de crédito?
As empresas que possuem a sua linha de crédito própria realizam a análise, na maioria das vezes, através do Score. O Score é o principal deles, pois, dentro dessa única métrica, são realizados cálculos que analisam diversos aspectos daquele consumidor ou empresa.
Além disso, as empresas também realizam buscas chamadas de indicadores cadastrais, que analisam dados como a idade, local onde mora, estado civil e vários outros.
Já os indicadores históricos são aqueles que pesquisam sobre:
- Pagamentos pendentes;
- Histórico da pessoa com outras financeiras;
- Restrições de créditos;
- Ações judiciais;
- Outros.
Dessa maneira, é possível concluir se é possível ou não, liberar crédito para determinada empresa ou pessoa física e fazer uma gestão de cobrança.
Qual a importância da análise de crédito
A análise de crédito é muito importante para prevenir qualquer prejuízo para a empresa liberadora. Com a análise é possível descobrir se será seguro liberar crédito para determinada pessoa, sendo ela jurídica ou física.
Dessa forma, a inadimplência e o prejuízo são evitados.
Por isso, uma companhia deve possuir uma política de crédito bem estruturada e trabalhar no core business da empresa.
Como funciona a aprovação de crédito?
Primeiramente, ocorre a análise preliminar, onde são solicitados os dados necessários para a empresa pesquisar sobre o perfil daquele cliente. Além disso, é comum que a companhia solicite a cópia de documentos, para que haja a confirmação de que aquelas informações repassadas são verdadeiras.
Caso o cliente ou negócio passe dessa fase, a próxima é a análise conclusiva. Essa costuma ser a etapa mais rigorosa, já que é a última para liberação de crédito. Geralmente, a empresa liga para o interessado e realiza perguntas que serão essenciais para a resposta final.
Além disso, é nessa fase que são realizadas as consultas com os órgãos de análise, como o Serasa, o SPC e outros. Em alguns casos, o ofertante de crédito ainda pode entrar em contato com outras pessoas que conhecem o interessado, como parentes, amigos ou fornecedores.
Depois de todos os passos, é possível saber se o crédito foi aprovado ou negado.
Quais as vantagens para empresa quando ela concede crédito aos clientes
Possuir uma linha de crédito própria pode fazer com que ocorra a fidelização de clientes, bem como o aumento de vendas.
No entanto, vale ressaltar que é uma atividade que exige muita gestão por conta do risco de calotes e atrasos.
Além disso, há outras vantagens como:
- Segurança na análise de crédito;
- Agilidade na liberação dos pedidos;
- Melhor relacionamento com os clientes;
- Redução da inadimplência.
Você conhece o PontoCob?
Trata-se de uma empresa que oferece um sistema completo de cobranças, o que é muito importante quando se trabalha com liberação de crédito.
Redatora: Paula Moraes
0 comentário