5 indicadores de cobrança
Publicado por Joubert em
5 Indicadores de Cobrança para otimizar a gestão
Pode-se dizer que a inadimplência faz parte da maior preocupação entre os empresários, e com isso surge a dúvida de como diminuir a inadimplência?
Bom, uma boa estratégia pode ser o uso dos indicadores de cobrança, contudo, através desta métrica, se torna possível medir o sucesso das estratégias que a sua empresa vêm tomando para diminuir problemas com os inadimplentes, e assim, recuperar os valores atrasados do seu negócio.
Ao longo desse conteúdo será possível conhecer alguns desses indicadores e o porquê são tão importantes para otimizar a gestão.
Boa leitura!
O que são indicadores de cobrança?
Os indicadores de cobrança podem ser definidos como uma métrica conhecida como KPIs, ou, indicadores chave de desempenho.
Com elas são possível medir todo o desempenho de uma empresa em variados campos, incluindo a inadimplência.
Portanto, através da análise de dados e o cruzamento de informações, se consegue identificar variáveis, como as causas e efeitos que impactam nos resultados gerais de uma organização.
Acompanhar estes indicadores financeiros de cobrança de forma regular, proporciona ao gestor, a oportunidade de ter uma visão ampla da operação, e assim, conquistar os melhores resultados.
Por que indicadores de cobrança são importantes?
A principal importância em ter os indicadores de cobrança, é justamente a otimização operacional do setor financeiro e consequentemente a diminuição da inadimplência.
Torna-se possível acompanhar todo o desempenho dos operadores, e através das análises desses devedores, fazer a criação de planejamentos estratégicos de cobrança e definição de métricas.
Os indicadores são vistos como ferramentas de gestão para otimizar resultados, e por isso é fundamental saber quais incluir no planejamento estratégico de cobrança.
É aí que entra o follow-up, uma atividade que consiste em uma conversa amigável com os devedores para aumentar as chances de pagamento.
Ou seja, acompanhar se as suas estratégias estão sendo benéficas e bem vistas.
Para entender melhor sobre os indicadores de cobrança e assim, otimizar a gestão financeira, conheça os 5 mais adotados no mercado.
Aproveite e veja também: Régua de Cobrança Ajustável.
#1 Valores recuperados
Um dos mais populares, pois atua sobre o montante recuperado em relação ao valor que está em inadimplência. Avalia a eficácia dos acordos de pagamento estabelecidos entre empresa e cliente, segundo as estratégias utilizadas seguindo os níveis de serviços.
Porém, não deve ser empregado de forma isolada, pois depende de outros fatores para validar suas informações.
#2 CPC (Contato com a Pessoa Certa)
O Contato com a Pessoa Certa é utilizado afim de mensurar o percentual de chamadas efetivas, ou seja, é um percentual de chamadas atendidas em uma campanha ativa pela pessoa buscada.
Assim que o contato é realizado com o devedor, o índice do CPC cresce.
No caso, um baixo CPC pode indicar sérios problemas e comprometer a produtividade da campanha.
#3 Talk Time (Tempo de Duração da Chamada)
É preciso estabelecer estratégias para promover sucessos nas operações, considerando o tempo e a qualidade da abordagem.
O Talk Time é um dos indicadores de destaque, pois mensura o tempo de conversão em um atendimento, podendo auxiliar os gestores durante a conversão e otimizar a operação.
#4 Taxa de Conversão
Avalia o desempenho geral das campanhas em andamento, sendo capaz de cruzar informações para considerar o cenário macro das atividades.
Permite ainda que os gestores consigam organizar as chamadas e o perfil dos operadores para reconhecer as melhores estratégias e assegurar um aumento nas taxas de conversão.
#5 Taxa de Efetividade
Esta por sua vez tem a indicação de quais tipos de ação são mais efetivos para que a conversão para o pagamento tenha sido realizado.
O indicador permite que o gestor avalie a maneira que está sendo usado e se o consumo é proporcional e eficiente em relação às liquidações.
Inadimplência e indicadores de cobrança
Lidar com a inadimplência não é fácil.
Então, criar um planejamento estratégico de cobrança, facilita o processo de redução desses devedores, assim, diminuindo o impacto que causa nas empresas.
Isso também pode ser aprimorado com a tecnologia no setor, e com a ajuda de alguns indicadores de cobrança você pode lidar de forma mais ativa nessa questão, sempre buscando melhorias.
Gostou?
Então, não deixe de compartilhar com a sua rede de amigos!
Aproveite o momento para adquirir ainda mais informação e saiba mais sobre o fantasma da inadimplência, é bom saber os prejuízos que ele pode causar na sua empresa!
Redatora: Paula Moraes
0 comentário