Gestão de Cobrança

Publicado por Roberto Bennack em

No sentido literal, gestão de cobrança é o ato de administrar o processo dos clientes que possuem faturas em aberto e que, por isso mesmo, acabam se tornando inadimplente. (Simples entendimento, não é?)

E caso não saibam a inadimplência é um dos maiores problemas para os empreendedores brasileiros. E dados levantados Confederação Nacional do Comércio (fonte CNC: percentual de famílias com dívidas chega a 72,9%) em maio de 2020 revelaram que o número de famílias com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro são altíssimas as quantidades de famílias endividadas.

Será que a sua régua de cobrança lhe auxilia neste processo?

 Lembre o cliente da dívida

O contato com o cliente deve soar como um lembrete, deixando entender que a empresa acredita que o mesmo não se atentou e esqueceu de efetuar o pagamento da fatura em aberto.

Dessa forma, neste momento não é necessário um contato pessoal, como um telefonema. Apenas um e-mail, SMS ou uma mensagem de voz já está de bom tamanho.

Tenha atenção ao tempo

Quanto mais antiga a dívida, mais difícil obter sucesso na negociação do débito. Mantenha o informado e manter atento aos vencimentos, e entrar em contato com o cliente enquanto a dívida ainda está fresca na memória dele. O primeiro contato pode ser feito, por exemplo, após 3 dias de atraso, e para isso muito simples criando na sua régua de cobrança com tais parâmetros.

Tenha respeito ao cliente

Deve ser levado em conta que a inadimplência pode ter ocorrido por um fator alheio, e que ele pode voltar a fazer negócios com a sua empresa no futuro.

Por isso, pense sempre em continuar aquele bom relacionamento, independente da fatura em aberto. Tenha em mente que sua gestão de cobrança deva permitir flexibilidade de negociação para que ele seja sensibilizado neste processo.

Esteja preparado para a cobrança

Seu time financeiro precisa ter segurança na comunicação em todo o processo de cobrança. Por isso, se você ainda faz ligações para negociar faturas em aberto, é fundamental possuir informação.

Portanto sua solução permite gravar e ter diversos ramais remotos independes de um determinado local de trabalho a equipe pode trabalhar home office?

Seja assertivo

Postura assertiva não quer dizer, em nenhum momento, que a pessoa responsável por fazer aquela cobrança precisa ser grosseira, inflexível e enérgica.

Sua solução possui todas as informações do devedor últimos contatos e ações já realizadas, vale a pena pensar caso não esteja gastando muita energia para ser assertivo

Ofereça opções ao cliente

O cliente pode se sentir confuso sobre qual a melhor maneira de efetuar o pagamento. Portanto, oriente-o e ofereça planos prontos, informando números de parcelas e acréscimos para que ele possa apenas escolher o que mais lhe agradar. Tenha em um único clique possibilidade em cobranças em uma das melhores gateways e pagamento do mercado.

Mantenha a equipe alinhada

É fundamental garantir que toda a equipe esteja ciente da importância de ter atenção e cuidado em todo o processo de cobrança.

Além disso, o time precisa continuar tratando do assunto apenas com o próprio titular da dívida, compreendendo o cliente e, principalmente, tentando encontrar a melhor solução, que atenda tanto o cliente quanto a empresa.

Assim sendo pense muito bem no momento ao adquirir uma solução de gestão de créditos, seu ERP pode ser perfeito no atendimento de requisitos fiscais. Mas ele é perfeito para sua gestão ele lhe auxilia na visibilidade de crédito aos seus clientes?

Quer saber mais sobre este assunto? 

Categorias: Negócios

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