Contas a Receber x Cobrança. Qual a diferença?
Publicado por Joubert em
Ao longo da minha vida de consultor, focado na área de Controladoria e Finanças, quando estávamos em um projeto de implantação de sistemas em uma determinada empresa, o módulo de Contas a Recber do sistema ERP o qual trabalhava havia uma discrepância de horas alocadas para implantar a solução com relação as outras áreas e departamentos da empresa.
Porém, não é surpresa para ninguém, eu era o que mais passava tempo nas empresas mesmo após a virada do sistema, isto porque, a necessidade de agilizar o processo de cobrança varia de empresa por empresa e os seus métodos e forma de relacionamento também. Esses fatos me levaram a escrever este post, o qual quero destacar os pontos de cada área. Aqui não quero dizer que precisam ser áreas ou pessoas diferentes, mas sim processos diferentes e cada qual com sua importância. Confira comigo.
Contas a Receber
Defino o contas a receber como um processo de controle da carteira de ativos, faturados mediante a um contrato ou nota fiscal que servirão de base para cumprir os acordos entre as partes. Vou explicar em formato de extrato de conta corrente.
Cliente | Evento | Valor R$ |
Ponto Sistemas | Faturamento – Emissão Nota Fiscal (001) | R$ 500,00 |
Ponto Sistemas | Geração do contas a Receber (001) | R$ 500,00 |
Ponto Sistemas | Faturamento – Emissão Nota Fiscal (002) | R$ 700,00 |
Ponto Sistemas | Geração do contas a Receber (002) | R$ 700,00 |
Ponto Sistemas | Pagamento do contas a Receber (001) | R$ -500,00 |
Total Pendente | R$ 700,00 |
Os meios de cobrança podem ser o mais variado possível, sendo os mais comuns:
- Boleto: determina que o banco será o portador da cobrança
- Cheque: cobrança a vista a partir de cheque ao depositante
- Dinheiro: cobrança em caixa
- Depósitos: cobrança por depósito bancário
Então de uma forma sucinta, o processo de contas a receber tem os seguintes procedimentos:
- Registrar um ativo (direito de receber) conforme acordo de vencimentos
- Determinar o modo de cobrança
- Localizar os pagamentos do clientes e baixar o ativo
É claro que muitas outras coisas são envolvidas nestas atividades, mas não cabe neste post detalha-las, no entanto quero ressaltar que estes são os principais.
Cobrança
Defino cobrança como um conjunto de processos envolvidos buscando sempre a alta eficiência da equipe, no qual os processos ligados a ela determinarão a forma de agir, conduzir e relacionar-se com o seu cliente no que diz respeito a cobrança de ativos pendentes, ou seja, de uma forma organizada acionar o cliente a cumprir a sua parte do acordo ao que se refere a compra de serviços ou materiais.
Um dos pontos importantes na definição destes processos é a elaboração da régua de cobrança, que por sua vez terá um papel fundamental nas atividades ligadas a cobrança. Acredito que estes procedimentos deveriam ser listados em contratos e negociações com o cliente, pois trata-se de transparência e motivo inibidor de inadimplência. Mas você sabe porque estes procedimentos na sua maioria não são listados e acordados entre as partes? Porque não são realizados pela parte contratada, mostrando assim descrédito nas operações por parte dela. Por mais simples que seja uma régua de cobrança, se executada ela funciona.
Então existe diferença?
Sim, existe e é clara a diferença. Enquanto que uma área registra o direito de receber (Contas a Receber) mediante a um contrato a outra (Cobrança) descreve os procedimentos que serão executados caso a parte contratante não cumpra com a parte que lhe cabe no acordo. É importante ressaltar que:
“Definir os procedimentos de cobrança, executar as ações e ter claro isso para os seus clientes e oportunidades, é motivo inibidor de inadimplência”
Nós podemos lhe ajudar a definir as estratégias de cobrança e agilizar na execução delas através de nossas soluções. Se você tem dificuldades em montar a sua régua de cobrança, nós podemos te ajudar.
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