
Realizar cobranças não é uma tarefa muito agradável, e muitas empresas optam por terceirizar essa ação. Tudo isso porque, em sua maioria, essa ação se torna uma tarefa difícil de ser realizada pelo credor por não estar preparado para faze-la, no entanto esta é indispensável pois trata-se de seu ativo, seu patrimônio, e nada melhor conhecer bem o seu cliente e se tornar amigo dele, gerar confiança, gerar aproximação. Vamos explorar algumas estratégias de cobrança que podem te ajudar e dar resultados, tornando o processo mais fácil e eficiente.
Ao longo desse conteúdo vamos explicar melhor o que são essas estratégias de cobrança junto a 5 dicas.
Continue a leitura!
O que é e para que serve as estratégias de cobrança
Estratégia de cobrança pode ser definida como um objetivo de fazer com que o cliente devedor pague a sua dívida. Mesmo que existam as análises de crédito para reduzirem as chances de inadimplência, os clientes podem deixar de pagar suas dívidas.
Isso resulta em problemas para ambos os lados, mas principalmente para o credor. Por fim, o foco principal desse processo é chegar a acordos para que os pagamentos sejam realizados, mas para isso, a empresa deve realizar algumas ações com essa finalidade.
Importância das estratégias de cobrança
Ter estratégias de cobrança ajuda a evitar a inadimplência dos clientes. Com isso o contato é realizado antes mesmo do vencimento da fatura. É superimportante para que nenhum devedor esqueça dos seus compromissos fiscais. O setor de contas a receber entra em ação e essa área é responsável por fazer o contato com o inadimplente.
O sucesso dessa tarefa envolve uma combinação de diversos fatores, entre eles, estão as técnicas corretas de abordagem, uso adequado das tecnologias disponíveis para o setor e qualificação de business school da equipe responsável.
5 estratégias de cobrança que dão resultados
Contar com estratégias de cobrança é fundamental para manter uma gestão financeira eficiente nas empresas. Seja qual for a fase que a empresa enfrenta, essa decisão deve ser prioridade.
A seguir, confira cinco estratégias de cobrança que darão resultados!
#1 Aposte em uma régua de cobrança
Uma cobrança bem feita conta com a estratégia de uma régua. Essa ferramenta visa definir prazos, meios de cobrança e abordagens que vão de acordo com o status da dívida e o perfil do cliente. Por exemplo, é possível programar envios de e-mail antes ou logo após o vencimento de uma conta.
A régua é personalizável permitindo assim, estruturar o processo de acordo com as necessidades da empresa.
#2 Personalize as cobranças
Quem precisa fazer cobranças lida com os mais diferentes tipos de clientes. E isso deve ser levado em consideração. Principalmente na hora de definir as estratégias de cobrança, pensando ainda nos canais de contato e horários de disponibilidade.
Clientes antigos demandam uma abordagem inicial via telefone, já os demais, apostam em um financeiro para realizar o processo que pode ser a forma mais correta.
#3 Mantenha a base de dados atualizadas
As cobranças só terão resultados positivos se você entrar em contato com os devedores, então, mantenha sempre o cadastro atualizado. É importante ter o cadastro dos clientes atualizados, como dados de contato, como e-mail, telefone e endereço. E também considere o status de cada cliente, ou seja, se eles estão como inadimplentes ou se já evoluíram para uma base de wealth management.
#4 Use ferramentas de cobrança
Melhorar os resultados da empresa pode acontecer com o uso de ferramentas de cobrança. Apostar em uma plataforma de cobrança digital, por exemplo, pode ser um recurso para evitar desgaste no seu relacionamento com clientes. Uma vez que os contatos são realizados via e-mail ou SMS.
Outra opção bem vantajosa é a terceirização dessa cobrança, pois as empresas são especializadas e já contam com profissionais prontos e com as melhores abordagens de cobrança.
#5 Certifique dos débitos dos clientes antes de cobrar
Jamais cobre um cliente indevidamente, o ato pode causar sérios problemas. É fundamental conhecer seus consumidores e débitos. Verifique o comportamento de consumo e se ele já fica inadimplente com frequência.
Esses pontos ajudam na hora da cobrança.
Ah, não se esqueça de se manter bem alinhado com o time financeiro nesse sentido, você tem que cobrar apenas os devedores.
Com tanta informação ficou fácil saber como realizar cobranças e ter resultados.
Assim, você consegue reduzir os níveis de inadimplência e manter a saúde financeira da sua empresa em dia.
O que achou do conteúdo?
Que tal contar com uma cobrança inteligente para a sua empresa?
Conheça as soluções da PontoCob agora mesmo!
0 comentário