Régua de Cobrança

É muito importante que você tenha uma régua de cobrança definida para sua empresa, caso não a tenha poderemos lhe ajudar a elaborar e a implementar. A régua de cobrança irá nortear as suas ações, padronizando a equipe e deixando claro ao cliente as implicações que incorrerão devido a falta de pagamento. Esta régua deve ser monitorada e ajustada conforme a sua necessidade.

Confira as nossas dicas.


Processos de Cobrança

Adapte a sua realidade

Tenha em mente que cada empresa tem o seu método de cobrança. Apesar de termos processos muito parecidos, cada qual tem seu modelo de se relacionar com o seu cliente o que acarretará na produtividade da cobrança.

É importante saber também quais ferramentas que você tem disponível para que o processo de cobrança não fique ainda mais complicado e moroso do que você já tem hoje, isto é, se você opte em sua régua a negativação no PEFIN, é importante que você tenha uma ferramenta automatizada para isso.

Adapte as suas realiades, mas lembre-se, mantenha sempre os pés no chão, o que você diz que irá fazer faça.



Prazos coerentes

Ter prazos coerentes é algo que você precisa ter bem definido, tanto com relação ao seu cliente como também com a sua equipe de cobrança. É muito simples chegar a um acordo com o seu cliente, porém será que ele é efetivo? Talvez o prazo seja muito longo ou talvez muito curto.

Essa visão é imprescindível para que a qualquer momento você possa flexibilizar em sua negociação. Prazos tem a ver com metas e objetivos, tanto de sua equipe como de seu cliente e deixar esta simplesemnte por conta de seus negociadores, pode transformar a sua cobrança apenas num sonho. Tenha seus indicadores mensuráveis para atentar a este ponto, acordo não realizados é apenas histórico.

Mantenha sob controle todos os acordos realizados controlando a efetividade.

Régua de Cobrança


Processos de Cobrança

Distribuição das tarefas

Em cada etapa da régua de cobrança deverão ter pessoas responsáveis para a execução das ações sugeridas. É importante que estas sejam pessoas que tem afinidade com aquela ação em específico, para que se tenham uma maior efetividade na cobrança.

Inclusive, como estamos falando de cobrança amigável, é interessante que ações como de contato sejam pessoas que possuem uma boa conversação. Treinamentos como cobrança por telefone, é uma boa dica para melhorar a performance de sua área de cobrança. Estamos preparados para atendê-los neste ponto, pois sabemos que estas são atitudes fundamenteais para a aplicação de uma boa régua de cobrança.

Conheça a nossa área de serviços de treinamentos e consultoria.



Divulgação da régua

Após ter definida a sua régua de cobrança, é de total importância que você a tenha divulgada tanto em sua empresa como também para os seus clientes. Por mais que você pense que seu cliente ao saber da sua régua de cobrança ele irá se fartar disso, nossa experiência diz ao contrário, pois assim ele sabe que você tem um caminho e quer evitar o pior para ambos.

Esta é uma abordagem interessante, o qual descobrimos juntamente com um de nossos clientes que ao enviar uma carta de cobrança automática, nela já continha os débitos pendentes assim como o posicionamento do cliente dentro de sua régua de cobrança, e isto trouxe um crescimento na efetividade. Algumas coisas não precisam ser reinventadas, apenas adaptadas.

Mantenha seu cliente comunicado, não tenha receio, seja transparente em suas negociações.

Divulgação da Régua