CONSULTORIA ESPECIALIZADA

Ter uma equipe especializada no assunto de cobrança é primordial para o desenvolvimento dos projetos e na condução dos mesmos. Nosso time possui grandes profissionais capacitados no negócio, com mais de 10 anos de experiência no assunto. 

Aliado ao conhecimento, possuimos uma metodologia para a implantação de nosso sistema de cobrança que irá garantir o sucesso do projeto, credenciando sua equipe a alcançar resultados através da recuperação amigável. É incrível a percepção de nosso clientes em ver que o sistema PontoCob não somente auxilia na recuperação de créditos, mas também determina um fluxo de trabalho que outrora não existia.

Nesta seção queremos explanar um pouco mais sobre este assunto, o qual pra nós não é um grande segredo, pois entendemos que estas deveriam ser práticas de mercado no que se diz respeito a sistemas.

"O software não é o fim, mas um meio para se alcançar as coisas."

Metodologia de Implantação PontoCob

Nosso método de implantação do sistema de cobrança, visando otimizar todos os recursos disponíveis, distribui-se em etapas em que cada qual possui seu produto de entrega, desta forma podemos mensurar o andamento do projeto, avaliar suas necessidades e propormos uma solução que melhor se adequa ao seu negócio.

Para cada projeto é avaliada a metodologia conforme o tamanho e complexidade do projeto. Esta metodologia tem como base o PMBOK e ferramentas como plano de escopo, cronograma, atas de reuniões, documentos de homologações e planejamento de treinamentos, são itens indispensáveis para a gestão do projeto.

Destacamos apartir da imagem ao lado as etapas que contemplam nossa metodologia.

Fase 1: Planejamento

Etapa fundamental do projeto em que consiste o entendimento do negócio cobrança do cliente e a equipe de consultoria. Neste momento, serão envolvidos os consultores especialistas do PontoCob e os usuários denominados "chaves" para o desenvolvimento do modelo de cobrança a ser adotado pela empresa. Dividimos ainda esta etapa em produtos entregáveis, os quais destacamos:

  1. Análise e entendimento: desenvolvimento de atas de reunião contendo as informações levantadas e entendidas entre as equipes. O número de reuniões dependerá muito do tamanho do projeto e a complexidade do negócio envolvido.
  2. Identficação de adequações: a partir da análise e entendimento é possível identificar algumas variações do processo que não são atendidas pelo produto padrão PontoCob, sendo assim necessário alterações no produto para melhor aderência do seu processo. Lembrando que, apesar de possuirmos uma régua de cobrança flexível, não é verdade que a régua aplicada pra você servirá para outras empresas. Esta é a dinâmica da sua empresa, esta é dinâmica da implantação do PontoCob. Avaliar a sua forma de trabalhar e adequar o produto para atingir os melhores índices de recuperação.
  3. Proposta de régua de cobrança: considerando que todos os envolvidos estão alinhados com o entendimento, neste momento então é apresentada a proposta da régua de cobrança, visto que este produto é resultante do material compilado anteriormente e nada mais. É claro que aqui temos a nossa expertise envolvida no processo, porém ela somente será possível e válida se estiver de acordo com a política da sua empresa.

Resultados desta fase:

  • Proposta para o processo de cobrança (Régua de Cobrança)
  • Material para divulgação ou base para divulgação aos demais interessados da empresa
  • Escopo alinhado
  • Expectativa alinhada

Fase 2: Implantação

Neste momento, tendo todo o entendimento avaliado e já homologado entre as partes envolvidas são colocadas em prática, ou seja, a partir deste momento temos o escopo fechado e o sistema será parametrizado e preparado para atender as suas expectativas. É nesta fase que temos um maior envolvimento entre as equipes, o que sugere uma gestão mais apropriada das agendas e ambiente para a realização das tarefas. Dividimos ainda esta fase em quatro pontos:
  1. Desenvolvimento de adequações: consiste no desenvolvimento de programas que irão suprir os pontos que não estão de acordo com os processos propostos na fase anterior. Será necessário o envolvimento da equipe de desenvolvimento do PontoCob.
  2. Treinamentos: efetuar o treinamento dos usuários do sistema de cobrança PontoCob já considerando os processos desenhados para a ferramenta.
  3. Avaliação dos dados: esta avaliação refere-se aos dados que estão sendo incluídos no sistema e o comportamento que terão apartir dos processos de cobrança, isto é, validar se os dados conferem com o que está na base do ERP do cliente.
  4. Testes e homologações: executar os testes de integração e de processos de cobrança para homologar a base e seus parâmetros.

Resultados desta fase:

  • Homologação do processo de cobrança
  • Usuários treinados e preparados para uso em produção

Fase 3: Execução

Os processos já estão prontos e preparados para executar em produção. Neste momento já existe uma expectativa enorme, porém precisamos nos certificar de que tudo está preparado para que você possa trabalhar sozinho e iniciar a gestão da inadimplência de sua empresa. Para isto temos alguns pontos que queremos deixar claro:

  1. Preparação de ambiente de produção: está tudo preparado? Servidor está ok? Então, há uma list de check-list que queremos repassar com vocês antes de irmos para a produção. Esta tarefa é marcada por este planejamento, tão importante quanto o início do projeto ela serve para preparar o ambiente de trabalho no novo processo.
  2. Produção: chamado também de virada, o que significa que tudo o que fizer no sistema a partir de agora, reflete os dados verdadeiros que estão ocorrendo no seu trabalho. Mas fique tranquilo, você está treinado e tudo está preparado para que você possa efetuar o seu trabalho com garantia.
  3. Acompanhamento integral: além de você estar preparado para realizar suas atividades, nós estaremos de prontidão para lhe apoiar no que for necessários sempre que você precisar. Estaremos lhe apoiando e interagindo quando for necessário em suas negociações. Resultados desta fase: Homologação do projeto

Outros serviços de consultoria

Também oferecemos outros serviços de consultoria voltado a análise de diagnóstico situacional, sem ter a necessidade de implantar o PontoCob ou então avaliar se a ferramenta proposta será adequada a vossa empresa. O serviço de consultoria oferece:

  • Revisão do processo atual e sua relação com o sistema
    • Entrevistas
    • Entendimento do negócio
  • Documentação de processo
    • Fluxograma macro
    • Parecer técnico
  • Documentação de sistema
    • Padronização por UML de 5 rotinas de maior importância
    • Documentação de ambiente
  • Book
    • Entrega da documentação
    • Resumo e conclusões
    • Apresentação do projeto e seus resultados
    • Parecer da consultoria

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